segunda-feira, 29 de Abril de 2024  18:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-04-2004

Produtores criam associação para exigir justiça


Leite

Um grupo de produtores de leite, que integra as regiões de Entre Douro e Minho, Aveiro e Murtosa, anunciou ontem a criação de uma associação para exigir justiça na distribuição de quotas do sector.
O representante da comissão instaladora da nova associação, Manuel Vilaça, disse hoje à agência Lusa que o grupo vai pedir quarta-feira ajuda à Comissão Parlamentar de Agricultura para que sejam corrigidas as injustiças existentes nas quotas do leite.
"As quotas leiteiras estão a ser negociadas por baixo da mesa pelos compradores, prejudicando os pequenos produtores", acusou o responsável.
Manuel Vilaça falava no final de uma reunião de pequenos produtores, realizada hoje no Parque de Exposições de Braga, para criar uma associação e preparar acções imediatas.
No encontro estiveram presentes produtores da região de Entre Douro e Minho e das zonas de Aveiro e Murtosa, que vão integrar os corpos dirigentes do novo organismo.
Manuel Vilaça adiantou que os produtores vão dizer à Comissão Parlamentar de Agricultura que "não é justo que sejam 300 a pagar multa, quando foram 4.000 os que ultrapassaram a quota de produção".
Segundo Manuel Vilaça, os produtores de leite multados por excesso de produção querem que o Ministério da Agricultura crie uma "bolsa de quotas" de forma a "impedir a continuação de negócio de venda de quotas de leite, prejudicando os pequenos produtores".
Os produtores afirmam que não estão contra o sistema de quotas e as respectivas multas, mas que pretendem "um sistema de controlo do seu funcionamento, de modo a terminar com os casos flagrantes de injustiça que agora se verificam".
De acordo com Manuel Vilaça, há casos de produtores que excederam a quota e foram obrigados a pagar pouco mais de cinco mil euros, enquanto outros compraram quotas a produtores que não as utilizam, por 100 ou 150 mil euros, e não conseguiram obter o rendimento necessário do investimento.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®